Posts in planejamento de vida
A missão e a história por detrás da marca do Eu Organizado: 1 ano de site

O mês de julho nunca foi uma grande coisa para mim. Eu nasci em setembro, fã de carteirinha da primavera, e esse sempre foi o meu ponto alto do ano. Adoro a época de fim de ano, a renovação que janeiro trás e todo aquele clima de uma-nova-folha-em-branco. Mas o meio do ano – especialmente o trio maio-junho-julho – sempre foi meio apagado. Até o ano passado, quer dizer.

Em 2016 nasceu um milagre: o mês de julho se tornou um dos meses mais especiais e aguardados de todo o calendário. Eu não sabia isso na época, é claro, mas aqui estou para dizer que confere: julho acabou de ganhar uma honraria altíssima.

Read More
Como criar metas e identificar as suas prioridades com a roda da vida

Descobrir quais são as suas prioridades verdadeiras e traçar um bom plano para tirar as suas metas do papel é um combo de habilidades bem difícil, verdade seja dita. Se você também se angustia com isso e está cansado de dar com a cabeça na parede: fica frio. Esse texto aqui vai clarear um bocado as coisas.

Eu estou para falar da roda da vida faz um bom tempo aqui no blog. Dei vários detalhes sobre ela na live que fiz no Instagram lá no mês de maio, mas eu precisava dar uma pausa na programação e tirar um tempo para realmente conversar com vocês sobre esse maravilhoso exercício. Antes de tudo: consciência.

Read More
Notas sobre como seguir os seus sonhos e colocar a mão na massa

Se você anda precisando de um chute no traseiro para colocar a mão na massa e fazer as coisas acontecerem, esse texto é pra você meu filho.

Quero te contar hoje sobre um livro do qual eu não esperava grandes coisas, mas que terminou me convencendo a dar os meus dois braços e as minhas duas pernas à torcer no fim das contas. #GIRLBOSS foi lançado em 2014 e eu esperei uns bons anos até a hype (popularidade exagerada que algum tema do momento causa nas pessoas) baixar.

Ele foi escrito pela Sophia Amoruso, criadora da loja online Nasty Gal e, desde o lançamento do livro, diretora da fundação GIRLBOSS. O livro conta, basicamente, a sua trajetória.

Read More
Notas sobre como ter mais garra e perseverança na vida

Atendendo a pedidos feito lá pelo Instagram, esse texto marca a estréia de mais uma categoria aqui do blog: Notas Sobre Livros Incríveis Que Todo Mundo Deveria Ler. O nome ficou grande, mas vocês entenderam o sentimento.

Como muitos já sabem, eu adoro ler. Eu adoro falar dos bons livros que eu li e se você se sentasse perto de mim em uma festa qualquer, provavelmente seria perguntado se você também gosta de ler.Afinal, de que outro jeito eu puxaria assunto com as pessoas?

Resolvi então que vou trazer para o blog algumas passagens e insights de alguns dos melhores livros que cruzarem o meu caminho ao longo desse ano.

Read More
3 perguntas para criar metas e objetivos de vida

Eu sempre fui uma pessoa bastante indecisa.

Tipo, bastante mesmo para caramba. Morria de angústia todas as vezes que um livro me pedia para “me imaginar daqui a 10 anos”, “descrever como seria o meu dia ideal” ou “pensar na pessoa que eu gostaria de ser até o ano que vem”. 

Quando estava lendo A Arte de Fazer Acontecer (livro que deu origem ao método GTD, sobre o qual você pode aprender mais clicando aqui) quase morria todas as vezes que David Allen falava sobre os horizontes mais altos: aqueles que pediam que você pensasse na sua vida daqui 5, 10 ou 30 anos.

Read More
Decida decidir: a importância da próxima ação

Você provavelmente sabe que o menor pedaço de matéria que existe no Universo é o átomo (ou, segundo dados atualizados, os quarks). Milhares de estrelas, constelações, planetas, seres humanos e países inteiros podem se resumir a uma união de quarks.

No contexto de produtividade e de organização de vida, a próxima ação é o nosso quark. Projetos monumentais, conquistas épicas e prioridades de vida podem ser reduzidos a uma pilha de próximas ações.

Read More
Como definir e cumprir as suas metas de uma vez por todas

A gente sempre lembra desses assuntos quando começa um novo ano: eles estão na crista da onda, super populares. Mas os meses vão passando, outros assuntos muito mais interessantes e menos trabalhosos vão surgindo e as pessoas vão deixando isso tudo para lá.

Talvez eu precisasse de um outro post para dissecar e raciocinar sobre os motivos dessa sazonalidade. Por que que os nossos objetivos e metas anuais tem uma vida assim tão curta? É difícil demais colocar eles em prática? A gente nem sabe o que quer, pra início de conversa?

Seja qual for a sua situação, hoje é dia de colocar os pingos nos is.

Já deu de viver todos os anos da mesma forma, né? Se você repetir os mesmos comportamentos e atitudes pra sempre, vai viver a vida inteira exatamente do mesmo jeito, sem nunca sair do lugar.

Read More
Como criar projetos eficazes com o GTD

O primeiro post da categoria ~GTD descomplicado~ abordou o tema da organização horizontal: como administrar todos os seus projetos e áreas de foco. O que você precisa fazer para controlar as tarefas e manter a sua paz mental, se concentrando apenas nas atividades mais importantes. Se você ainda não leu, clique aqui pra ver o texto.

Agora chegou a hora de falar sobre a organização vertical.

É nela que acontece toda a mágica de realmente “fazer acontecer”. Organizar a sua vida verticalmente significa identificar os seus projetos atuais e organizá-los da forma mais tranquila e intuitiva possível. Como diz David Allen, criador do método GTD e escritor do livro de mesmo nome, a organização vertical serve para que você reflita, analise e planeje com profundidade.

Ela é útil pra você esclarecer qual é a melhor forma de lançar um produto, de dar uma festa ou de fazer a mudança da sua casa. Se você está cara-a-cara com um projeto complexo, grande, delicado ou superimportante, está na hora de organizar verticalmente.

Read More
Como os horizontes do GTD podem te ajudar a ter uma vida mais coerente

Ao ouvir falar sobre o GTD pela primeira vez, muitas pessoas se surpreendem. Dizem que é muito complicado e trabalhoso só para “gerenciar tarefas”. Não vou negar que o GTD é um método complexo. Ele tem muitas camadas e muitas possibilidades de personalização. Mas se engana quem pensa que ele é apenas um método de gerenciamento de tarefas.

Uma das maiores maravilhas do GTD é que ele pode te ajudar ter uma vida mais pró ativa, consciente e realizada. Ele cuida das tarefas mundanas e também das grandes aspirações. Vamos falar hoje sobre os horizontes, o principal conceito que faz toda essa mágica acontecer.

De acordo com David Allen (criador do método), o caminho pra uma vida organizada e coerente passa por duas reflexões: quais são as suas prioridades & qual é o seu trabalho.

Read More