Perguntas que vão te ajudar a ter uma casa sem tralha

O que é o que é: ocupa espaço, junta poeira, fica perdida em gavetas e fundos de armário, impede que você encontre o que realmente quer e faz com que a limpeza da casa fique ainda mais difícil? Exatamente: a tralha.

Essa antiga conhecida que às vezes vira nossa amiga. Ela entra sem pedir licença, mexe em todas as coisas, põe os pés em cima do sofá, faz festa. Não são muitas as pessoas que podem dizer nunca ter recebido uma vista dela. Ou várias. Pode ser que ela até tenha fixado residência na casa de algum (cof cof) amigo seu.

Brincadeiras à parte, quem não gostaria de ter uma vida com menos tralha? Imagine achar o que você está procurando em menos de cinco minutos. Imagine ter um quarto ou uma sala apresentável, arrumado, onde cada coisa tem a sua utilidade. E se o seu dinheiro fosse sempre bem aproveitado?

Nada de produtos vencidos, remédios velhos, documentos importantes perdidos no triângulo das bermudas e roupas que não te servem mais. Não seria lindo se todas as coisas que você tem te fizessem feliz? Não seria ótimo saber que o seu suado e merecido dinheiro foi super bem aproveitado?

Comprar alguma coisa e deixar que ela se perca no fundo de uma gaveta é uma outra forma de gastar dinheiro, nem um pouco diferente de jogar vinte ou trinta reais na lata do lixo. Deixar que a tralha complique a vida é mais uma forma de perder tempo. Quantos minutos (ou mesmo horas) não seriam poupados se a tralha não estivesse ali? Quantas dores de cabeça não desapareceriam se a tralha desse espaço pra organização?

 
 

Eu já usei isso no último ano?

Começando pelo básico, vale à pena esclarecer que tralha é tudo aquilo que não pode ser organizado. Objetos sem utilidade, quebrados, ultrapassados, que não combinam mais com o seu estilo de vida atual ou que foram substituídos por coisas melhores.

Pra começar a eliminar a tralha da sua vida, se pergunte se aquele objeto foi usado por você ou por alguém da sua família durante o último ano. Se a resposta for não, desapegue. Isso vale para móveis, perfumes, acessórios, roupas, artigos de cozinha, de banheiro, miudezas, etc. Vale até para recordações. Se você não usou o objeto no último ano, é bem provável que não vá usar no próximo também. 

Claro que sempre pode existir alguma exceção, mas pelo menos 80% das tralhas não merecem ser guardadas só pela da remota possibilidade de você precisar daquilo daqui a quatros anos. Objetos empacados entopem os lugares e a energia da sua casa precisa circular.

 

Isso me traz alegria?

Estou roubando o nome do último da livro da escritora japonesa Marie Kondo (clique no título pra ver o livro), mas é por uma boa causa. A alegria é a pedra filosofal quando o assunto é organização e destralhamento. Ao fazer uma arrumação, olhe bem pros objetos e se pergunte se você fica mais alegre e feliz com ele por perto.

A pergunta talvez seja abstrata demais para algumas pessoas, mas ela pode ser decisiva na hora de identificar a tralha. Grosso modo, nós compramos objetos porque precisamos deles. Todo mundo tem panelas, talheres e armários, mas isso não quer dizer que eles nos deixam alegres. É só uma necessidade da vida urbana.

Ainda assim, Marie defende que devemos nos cercar apenas do que nos faz feliz. Qual é o sentido de usar uma coisa indiferente e cinzenta? Não deveríamos ter e fazer o máximo de coisas possíveis que nos deixam feliz?

Se você tem dez blusas e apenas 5 delas realmente te trazem alegria, desapegue das outras. Roupas que nos fazem feliz são aquelas que nos deixam bonitos e elegantes. Aquelas que temos prazer de olhar ou que associamos à momentos especiais. No mar de objetos mundanos, quais são aqueles que você tem orgulho de ter?

Quais objetos tem uma história por trás? Quais te lembram de momentos bacanas? Quais são tão bonitos e em sintonia com o seu gosto que você não cansa de olhar?

Esses objetos tem prioridade pra ficar na sua casa. Desapegue das coisas que você não gosta, mas aceitou porque foi um presente. Desapegue das roupas e acessórios que não combinam muito bem com o seu estilo, mas que você acabou comprando porque estava em promoção. Cerque-se apenas de coisas que te fazem feliz e veja o bem que isso vai fazer para o seu humor.

 

É fácil limpar a casa sem precisar tirar vários objetos do lugar?

A decoração é um dos ambientes em que a tralha mais gosta de se reproduzir. Sem que notemos ela vai se espalhando, se espalhando, tomando conta de todas as áreas livres. Uma das melhores horas para se desfazer da tralha é na hora da limpeza.

Você precisa tirar várias coisas do lugar só para varrer o chão? Precisa levantar vários objetos para conseguir tirar poeira da superfície dos móveis? Se as respostas forem sim, sinal amarelo.

Será que as suas coisas não poderiam ser guardadas de uma forma mais otimizada? Será que todo item de decoração da sua sala está agregando algum valor pro ambiente? Todos os seus porta retratos são realmente essenciais ou será que existe um jeito de arrumar as fotos que ocupe menos espaço?

Se você ainda precisar de uma motivação extra, pense no tempo que pouparia na limpeza semanal da casa se tivesse menos objetos e móveis. Você talvez ganhasse mais de uma hora toda semana.

Deixar as superfícies com menos tralha nos dá mais tempo e clareza mental. As coisas ficam mais fáceis de limpar e de achar e a nossa mente absorve essa paz.

Para estender a conversa, diga aí o que você faz pra manter a casa sempre arrumada & longe da tralha. O seu insight pode ajudar os coleguinhas!


🎯 CURTIU? AQUI TEM + IDEIAS BACANAS PARECIDAS, Ó: