Os ingredientes essenciais para formar bons hábitos

A vida é feita daquilo que fazemos repetidamente.

A forma como vivemos o dia de hoje influencia bastante o resto da semana. O jeito como vivemos uma semana influencia bastante o resto do mês. O modo como vivemos o mês… bom, você entendeu. É fácil repetir o mesmo comportamento por anos e anos. A menos que uma força maior te impeça, a possibilidade de você se comportar por toda a sua vida da mesma forma como você se comporta hoje é bem grande.

O piloto automático é a forma mais sedutora e confortável de se viver. Assim, nós temos duas opções: (a) continuar do mesmo jeito e ser levado pelas marolas e pelas ondas da vida ou (b) tomar consciência do lugar onde se quer chegar e construir os hábitos necessários para isso.

Ao longo dos últimos anos descobri que o caminho para a opção (b) tem alguns pilares, itens essenciais que tornam o processo de implementar novos hábitos muito mais saudável e até divertido: paciência, insistência, planejamento e bom senso. Pode parecer óbvio, mas muitos vezes deixamos tudo isso de lado. Essas quatro virtudes formam o Kit de Sobrevivência Básica para o caminho de construção de bons hábitos.

 
 

Paciência

Nenhuma mudança significativa acontece da noite para o dia. Isso pode soar clichê, mas nesse caso é a pura verdade. Não importa quem você é: a maestria e a facilidade com certeza não vão simplesmente chegar de surpresa pelos Correios. Você vai precisar tentar, experimentar, tentar, tentar, errar, analisar e ter muitos pequenos sucessos e fracassos antes de começar a subir a Escada da Vitória. O ciclo de aprendizado, tentativa, erro e acerto vai durar para sempre, então é melhor ficar confortável com ele.

Dê boas vindas aos erros, faça um estoque de paciência e pratique o seu ofício ou a sua arte. Tornar-se uma pessoa melhor é um estilo de vida e não apenas um passatempo para os dias chuvosos. Ser paciente consigo mesmo e permitir-se espaço e tempo para aprender é uma vantagem estratégica. Então trate a si mesmo como você trataria o seu melhor amigo se ele viesse chorar as pitangas no seu ombro. As pessoas que amamos são nutridas com compreensão e estímulo, e não com críticas desmoralizantes e exageradas. Provavelmente você não diria: “Acho melhor você voltar pra cama e enterrar a sua cabeça no travesseiro. A sua vida é um fracasso”. Se você apoia os seus amigos, porque não fazer o mesmo com você?

 

Insistência

Nenhuma mudança significativa acontece da noite para o dia. Eu repeti a frase sim, ela é muito importante. Não importa qual é o comportamento saudável, criativo ou produtivo que você quer instalar: é bem provável que não consiga fazer isso de modo perfeito de um dia para o outro. Você vai precisar estar motivado o suficiente para insistir nessa ideia mesmo nos piores momentos. E quando digo “piores” não me refiro necessariamente aos momentos de tristeza ou de doença.

Falo dos momentos preguiçosos, de quando ficamos com medo e queremos voltar correndo para o estado de conforto. Falo de quando as pessoas questionam a validade daquele comportamento. "Tem certeza que você vai fazer isso mesmo?" Falo das vozes que existem na sua cabeça e que são mestres em dar mil desculpas diferentes para que você não precise acordar mais cedo ou se cansar demais. Para colher os benefícios de uma vida melhor você precisa agir diferente. E para que a diferença seja relevante ela precisa ser um hábito, e não uma coisa que você faz apenas um dia no ano. Os hábitos são feitos de insistência, então aprenda a cultivar o touro que há em você.

 

Planejamento

Nunca subestime o seu lado racional e analítico, especialmente quando o assunto é ter uma vida melhor. Você sabe quais são as suas forças? Qual é o seu propósito? O que você quer fazer de bom para a humanidade? De que forma a sua mente funciona? E as suas fraquezas, quais são? Você tem algum trauma ou limitação que pode te impedir de chegar aonde você quer? Pode parecer que não, mas todas essas perguntas são fundamentais para um bom planejamento.

Quanto mais você se conhece, mais pontos acumula no jogo da vida. Afinal, planejar é pensar antes de agir. É a capacidade de usar o raciocínio para discernir diferentes etapas que levam a resultados futuros. Planejar é ser criativo: de que forma você imagina o seu futuro? O que você pretende estar fazendo daqui a três anos? O que você pode fazer hoje para chegar lá? O planejamento é um dos nossos maiores trunfos, em grande ou pequena escala. Pense antes de fazer e a taxa de sucesso vai dobrar instantaneamente.

 

Bom senso

A vida é feita de tons de cinza, ela não é preto no branco. A expressão “bom senso” está aqui para te lembrar que tudo é relativo. Nunca tome a palavra de ninguém (nem a sua própria) como definitiva, nunca siga os conselhos de terceiros de modo automático e nunca siga o seu instinto sem pedir ajuda para alguém mais qualificado. Encontrar o equilíbrio entre a ação e o planejamento, entre a valentia e a inconsequência, entre a aceitação e a resignação passiva: tudo isso é difícil.

A única pessoa que pode liderar a sua vida e dar o tom certo para os seus atos é você. Essa afirmação pode ser angustiante, mas serve para te lembrar quem tem a obrigação e o poder máximo. Você. Às vezes nós precisamos de um pouco de descanso, filmes e sorvetes. Às vezes precisamos deixar pra lá e ser mais carinhoso conosco. Às vezes precisamos nos mimar. Mas às vezes precisamos de um choque de realidade, de uma bronca para nos lembrar que estamos perdendo tempo. Às vezes precisamos trabalhar e correr atrás do prejuízo. E de vez em quando, por que não?, precisamos fazer um pouco de tudo isso ao mesmo tempo.

 

A vantagem de construir novos hábitos é a mesma vantagem de baixar uma nova versão de um aplicativo ou de fazer uma reforma na casa: evoluir. Pintar as paredes, trocar os móveis, adicionar duas novas funções, modernizar os traços e jogar fora o que não servia mais. Não existe limite para o número de novas versões que você pode ter.

A sua vida pode ser moldada de mil e uma formas diferentes e você pode aumentar cada vez mais o seu nível de alegria e as suas conquistas. Se parece incrível, é porque é mesmo. Uma vida rica, coerente e que está indo exatamente para onde você quer chegar vale à pena todos os pequenos percalços.

Qual hábito você pode colocar em prática hoje para que a sua vida seja mais divertida, produtiva e vitoriosa? Comente aí embaixo!


🌈 CURTIU? AQUI TEM + IDEIAS BACANAS PARECIDAS, Ó: