Como parar de procrastinar: infográfico

Descobri esse ano que produtividade significa a mesma coisa que eficácia. Ser eficaz é atingir os resultados com o mínimo de desperdício de recursos possível.

Ou seja: se você atingir o seu objetivo com o mínimo de tempo, esforço, dinheiro, matéria-prima e mão de obra possível, você foi produtivo.

A procrastinação é o oposto: recursos são gastos sem controle e nada é tão otimizado quanto poderia ser. Quem procrastina muito está acostumado a perder prazos importantes, a fazer tudo em cima da hora e a ver os seus projetos pessoais e sonhos mofarem dentro da gaveta.

Se alguma força externa não estimular, a pessoa não se mexe.
Se outra pessoa não tiver a iniciativa, ela não tem.

Algumas pessoas vivem presas na Ilha da Procrastinação. Outras só passam umas férias ou visitam a Ilha de tempos em tempos. Seja qual for o seu caso, tenho duas ideias que vão te ajudar.

 
Eficácia significa atingir os resultados com o mínimo de desperdício de recursos possível.
 

Primeiro, se pergunte se a condição de morador da Ilha da Procrastinação te causa algum dano real. Você perde alguma coisa por isso?

A sua vida é limitada, cinza e angustiante por causa disso? Pode ser que sim - mas também pode ser não. Se você mesmo não encara a procrastinação como um problema, então não há nada para se consertar.

Mas se a sua resposta foi “sim” para algumas daquelas perguntas, o infográfico de hoje vai te ajudar. Existem dezenas de outras dicas além dessas, mas esse é um bom começo. Siga esse passo-a-passo e a sua produtividade vai dar uma boa crescida.

 
 

E ah, preciso recomendar para vocês duas coisas: esse livro sobre procrastinação e essa palestra TED sobre o mesmo assunto. O livro é absolutamente incrível - leve, engraçado, prático - e a palestra TED é uma das mais fantásticas que já vi até hoje.

 

Quer aprender mais sobre organização?

 
 

💟 CURTIU? AQUI TEM + IDEIAS BACANAS PARECIDAS, Ó: