rotinas noturnas para recarregar as energias e descansar

é impressionante, pelo menos para mim, o quanto que o meu corpo resiste descansar, às vezes.

mesmo quando eu já estou deitada eu sinto que ele quer se mexer, sabe? a mente acelerava, os pensamentos circulares sobre assuntos pendentes e mal resolvidos davam as caras justamente nessa hora (talvez porque eu estivesse mais vulnerável e menos distraída por estímulos externos?) e eu demorava pra pegar no sono sozinha.

não vou dizer que eu reverti essa situação totalmente, mas esses hábitos aí de baixo me ajudaram demais da conta!

segue lendo que, logo ali embaixo, tem algumas dicas extras procês entenderem melhor como aplicar essa teoria. :)

 
 

e aproveita para salvar esse texto no Pinterest e ajuda a espalhar a palavra da organização por aí, vai <3

 
 
Rotinas.png
 

AS QUATRO PARTES ESSENCIAIS

eu falo isso para todas as minhas clientes da mentoria: você precisa ter um horário limite pra trabalhar.

especialmente para quem trabalha em casa, mas também para quem tem o costume de levar o trabalho e as preocupações dele para dentro de casa. essa é a primeira parte da sua rotina – largar as preocupações, as listas de tarefas e fazer uma transição para um lugar mais receptivo, mais aberto, mais leve e mais voltado pra você mesmo/a.

o legal é que pelo menos as três horas anteriores à sua hora oficial de dormir sejam populadas com tarefas de lazer, descanso, recarga de energias e leveza. se isso for muito difícil agora, comece com uma hora de transição que seja.

mas comece!

a segunda parte da sua rotina é para se dedicar, justamente, para as coisas que vão fazer a bainha no seu dia.

tipo dar um acabamento, sabe? podem ser tarefas mais práticas mesmo: arrumar a bolsa pro dia seguinte, deixar o café da manhã engatilhado, olhar brevemente a agenda para ver se você não esqueceu de nada ou separar a sua roupa. você ainda está na atividade pró-ativa, percebe? ainda está “resolvendo” coisas. mas, agora, elas são para facilitar a sua vida de amanhã. limpar o local de trabalho, dar uma rápida arrumada na casa são ideias legais pra cá.

e aí você vai pra terceira parte: cuidar do seu corpo e dar um alento pra ele.

incluir alguns hábitos de alongamento, yoga, banho demorado ou um mini SPA caseiro é uma boa ideia para que o seu corpo entenda que agora ele está com permissão total pra relaxar. se a sua mente já parou de trabalhar, agora é a hora de limpar o seu corpo – em todos os níveis que você conhecer. rezar, fazer Reike, praticar o Thetahealing, acender um incenso ou simplesmente meditar são pequenos hábitos maravilhosos de se fazer também.

essa é a quarta e última parte: limpou o corpo, limpou a mente. arejou os músculos, areja a cuca.

as atividades imediatamente antes de dormir são legais se forem atividades para o espírito e para a cabeça.

independente da sua religião ou da sua via de contato com a espiritualidade, é muito bom que você tenha pelo menos 10 minutos por noite para cuidar da mente. afinal (assim como o seu corpo), ela passou o dia inteiro ao seu dispor, né? você pode apenas meditar por dez minutos – um hábito simples, efetivo e que já faz um bem danado.

pra aprender um pouco mais sobre meditação para iniciantes, clique aqui e veja esse texto do blog! \o/

deitar-se na cama um pouco antes da hora que você quer estar efetivamente dormindo é bom demais também.

para descobrir qual é o padrão de sono que mais beneficia o seu organismo, clique aqui pra ver o vídeo que eu fiz sobre o teste do cronotipo – uma ferramenta de autoconhecimento que dou pra todas as minhas clientes fazerem.

QUE MAIS A GENTE PODE FAZER?

você entender os melhores tipos de práticas para cada momento de transição da noite (e do dia também) é mais essencial do que as preferências particulares de quais tarefas e atividades específicas cada um vai fazer, eu acredito. eu poderia ter incluído “tomar chá", “cuidar das plantas", “passear com o cachorro” e mil outras coisas nessa lista.

mas eu queria dar para vocês um modelo que fomente a sua motivação para se dar uma quantidade mínima e possível de descanso, de brisa fresca na mente e de tempo para regeneração todas as noites. se motivou, vitória.

o que mais cê faz de noite pra tranquilizar os nervos e dar um carinho pra você mesmo?

quem tiver ideias, segue o dedinho aí de baixo e deixa um comentário! quero saber. ♡