Os 7 elementos de uma vida organizada: lições de aniversário

Eu já escrevi um texto aqui no blog falando dos maiores erros de organização e de planejamento que eu cometi em 2016. O ano passado foi um período de trabalho intenso para mim e, inevitavelmente, vários murros em ponta de faca foram dados. Escrevi também, esse ano, um texto que trata dos 5 princípios para organizar a sua rotina de forma simples. E agora está na hora de colocar mais lenha nessa fogueira.

Encare este artigo como um novo capítulo para o seu Grande Manual da Organização – coisa que você talvez não tenha, mas que com certeza deveria criar. Começando pelo óbvio, te digo que o seu Grande Manual nunca vai ser totalmente igual ao de mais ninguém.

Read More
O que fazer quando o seu projeto está empacado: um guia prático & realista 

Sabe quando você pensa que uma pessoa organizada é aquele exemplo brilhante de racionalidade, pragmatismo e frieza? Essa geralmente é a ideia que vem à mente quando a gente pensa em alguém que consegue organizar bem a sua vida. Quem tem esse talento deve ser uma pessoa naturalmente contida, equilibrada e super super lógica, a gente pensa. Só que não. 🙂

Essa fantasia não poderia estar mais longe e distante de como as coisas funcionam na vida real. Quando qualquer ser humano dá o primeiro passo para materializar os seus projetos e as suas metas, já era. Ele com certeza vai dar de cara na parede e tropeçar antes de chagar no seu objetivo.

Read More
23 ideias para encontrar novas inspirações e ser mais criativo

Escrever uma boa introdução para um texto sobre criatividade e inspiração é uma tarefa meio sacana. Uma pegadinha. Você quer ser inteligente, original, ousado e super imprevisível. Você quer pegar a atenção do leitor igual a cola quente pega o nosso dedo quando estamos desatentos colando alguma coisa que quebrou: de um jeito surpreende e irremediável.

Aí você começa a pensar. O que eu posso dizer – de tão criativo, autêntico e maravilhoso – sobre a criatividade? O que é que eu posso mencionar que nunca tenha sido mencionado antes? Algum ângulo, alguma anedota, alguma sutileza que as pessoas geralmente deixam passar?

Read More
Os 6 hábitos da felicidade: como aplicar a psicologia positiva na prática

Eu comecei uma nova tradição esse ano: definir em janeiro o eixo temático editorial do blog para o ano inteiro. Não sei se vou manter esse costume ano que vem, mas até agora tem dado super certo. Pensar nos temas que eu quero abordar com antecedência me deixa bem mais tranquila e em paz para me abrir para as inspirações da vida na hora H de escrever os textos.

E assim eu posso também levar em conta as sugestões que vocês me dão e fazer o máximo possível para que nenhum assunto muito importante fique perdido na beira da estrada. Muito que bem. Lá fui eu começar a fazer o calendário editorial desse ano quando chegou a hora de pensar em qual seria o assunto de setembro.

Read More
Entrevista com Talita Chaves: dicas para uma vida mais leve

Depois de um longo hiato, hoje é o dia de trazer de volta esse segmento maravilhoso do blog: as entrevistas. O primeiro semestre de dois mil e dezessete foi tão doido por aqui – lançando o meu primeiro curso online, planejando o primeiro curso presencial de imersão da nossa escola e cuidando de vários imprevistos pessoais – que eu simplesmente deixei as entrevistas de lado.

Até que, lendo um livro incrível, eu me lembrei do poder de fazer perguntas. Especialmente o poder de fazer as perguntas certas. O livro que eu estava – e ainda estou – lendo se chama Tools of Titans, a nova publicação do Tim Ferris.

Read More
Notas sobre como ter sucesso e evoluir sempre na vida

Eu não sei se você sabe, mas eu tenho uma fama de me entusiasmar bastante com os livros que eu leio e de achar que todos eles são absolutamente incríveis e maravilhosos. Vivo dando cinco estrelas e distribuindo amor e recomendações pra quase todos eles. E hoje eu vou te contar a história do melhor livro que eu já li.

Foi uma dessas coincidências inesperadas da vida que me colocou no caminho desse livro terrivelmente transformador: eu estava vendo um vídeo no Youtube, no canal de uma menina super charmosa e bacana que eu sigo faz tempo, e calhou de ser um vídeo sobre os melhores livros que essa tal moça já tinha lido.

Read More
Ideias para organizar as suas tarefas e as suas metas com o Trello

De todos os cantos e recantos dos programas ou ferramentas online de organização que eu já usei, o Trello foi um dos primeiros. Acho que fiquei sabendo dele antes mesmo de conhecer e me apaixonar pelo Todoist, na verdade. Ele é amor antigo e estava mais do que na hora de pagar os meus respeitos à essa ferramentas maravilhosa aqui no blog.

Começando do princípio, digo que eu recomendo o Trello especialmente para as pessoas que são visuais e que aprendem e fixam as coisas quando elas realmente vêem essas coisas na sua frente.

Read More