Que tipo de procrastinador é você? + 7 dicas práticas

Quem não tem pelo menos uma boa história de procrastinação que atire a primeira pedra, não é mesmo? Todos nós temos e não há vergonha nenhuma nisso. Procrastinar, assim como ter febre, costuma ser uma consequência de alguma outra coisa mais profunda: uma dificuldade, uma limitação ou uma insegurança.

A gente nunca procrastina só porque sim.

Eu não sou e nem nunca conheci um procrastinador crônico e inveterado (que só sabe fazer as coisas na última hora e que nunca consegue se antecipar aos seus prazos), mas tenho um forte palpite que isso vale para todo mundo. Mês passado mesmo eu me vi nessa situação.

Notas sobre como seguir os seus sonhos e colocar a mão na massa

Se você anda precisando de um chute no traseiro para colocar a mão na massa e fazer as coisas acontecerem, esse texto é pra você meu filho.

Quero te contar hoje sobre um livro do qual eu não esperava grandes coisas, mas que terminou me convencendo a dar os meus dois braços e as minhas duas pernas à torcer no fim das contas. #GIRLBOSS foi lançado em 2014 e eu esperei uns bons anos até a hype (popularidade exagerada que algum tema do momento causa nas pessoas) baixar.

Ele foi escrito pela Sophia Amoruso, criadora da loja online Nasty Gal e, desde o lançamento do livro, diretora da fundação GIRLBOSS. O livro conta, basicamente, a sua trajetória.

Meu sistema atual de organização: exemplos e aplicativos

Imagine que esse texto é uma exposição e que eu vou ser a sua guia. O tema da exposição é: como é que a Ana se organiza? As paradas vão ser os conjuntos de ferramentas digitais que eu uso no dia-a-dia.

Não consigo imaginar muitas pessoas atendendo à essa exposição na vida real, mas tudo bem.

Alguns leitores já me perguntaram isso nas redes sociais e a resposta é sempre longa demais para fazer caber em um post de Instagram. E depois de anos de tentativas frustradas, posso dizer que eu, pelo menos, consigo identificar quais são os tipos de programas e de aplicativos que atendem bem às minhas necessidades. Quer dizer: hoje em dia eu sei bem quais são as minhas necessidades.

Como usar o airtable: passos práticos com um planner online

Sabe quando você é criança e fica sonhando com um universo paralelo? Tipo quando você vê várias coisas doidas nos desenhos animados e fica imaginando isso na sua cabeça, tentando entender como as coisas seriam se aquilo fosse verdade? As pessoas que tiveram uma imaginação fértil quando eram crianças vão me entender.

Eu era assim – ainda sou, na verdade.

E quando a gente conversa sobre aplicativos para deixar a vida mais organizada e produtiva, aí então é que a imaginação corre solta. Já conheci muitos programas bons, mas demorei para encontrar um que fosse tão rico, complexo e versátil quanto aqueles que a minha imaginação criava. Tudo isso mudou, obviamente, quando eu conheci o Airtable.

Dicas de produtividade e organização: entrevista com Gabriela Brasil

Eu não sei vocês, mas eu adorei fazer aquela série de entrevistas aqui no blog ano passado. Nesse meio tempo eu conheci tanta gente fina por aqui, que nossa.

Dar espaço para pessoas aparecem aqui no blog, aprender com elas e compartilhar com vocês as dicas super valiosas que elas têm a oferecer é mais do que algo bacana: é essencial. Todo o barato de estarmos conectados é, justamente, aprender com os outros. Porque quando estamos juntos conseguimos nos inspirar, nos questionar e nos tirar da nossa zona de conforto quentinha com muito mais eficiência.

Para continuar com essa série maravilhosa, começa hoje a segunda temporada de entrevistas – que vão continuar vindo em peso ao longo do ano, fique já sabendo. 😉

50 dicas para ser mais produtivo e otimizar a vida

Eu sei que muito anda sendo dito sobre produtividade hoje em dia e que nós precisamos estar atentos para não pegar o bonde errado. A pressão para fazermos sempre mais, sempre melhor, para nos descabelarmos e nos desdobrarmos em mil só para atender às expectativas alheias é bastante real, minha gente.

Nem sempre viver ocupado significa que você está sendo produtivo, aliás. 

Precisamos estar atentos aos sinais que o nosso corpo dá e, mais do que tudo, precisamos ser exigentes e criteriosos para escolher quais atividades, pessoas e projetos vão receber a nossa atenção. Então, antes de realmente mergulhar no assunto, deixe-me fazer das palavras de Kafka as minhas palavras e dizer que ser produtivo significa conseguir fazer coisas que você nunca conseguiu fazer antes.

Planner gratuito pra organizar a sua vida de verdade

Você provavelmente já me ouviu falar da imensa importância da gente tirar as nossas pontas soltas da cabeça e colocar no papel. Se esse é o caso, posso só te dizer que você vai continuar a me ouvir falar bastante disso aqui no blog. Se acostume. 💕
  
Se você é novo por aqui: seja muito bem-vindo! Pegue uma bebida bem gostosa, fique confortável e deixa eu te falar da imensa importância de colocar as nossas pontas soltas no papel. Eu sei, eu sei. Eu pareço um disco quebrado.

Mas se você também já sofreu algumas consequências (leves, sérias ou medianas) por ser desorganizado ou por atrasar prazos importantes, é bem provável que já saiba, lá no fundo, que ter uma estrutura básica de organização é mesmo uma necessidade primordial.

Princípios para organizar um armário cápsula saudável

Vou dizendo logo de cara pra que as suas expectativas não fiquem muito altas: eu não sou estilista e nem consultora de moda (ainda).

Mas dar dicas de como montar um armário cápsula foi um dos temas mais pedidos quando perguntei, nas redes sociais, o que as pessoas gostariam de ver aqui no blog sobre o tema “minimalismo”.

Decidi, então, falar um pouco sobre os princípios básicos de um armário cápsula saudável – e incluir links de sites de moda que possam ser realmente úteis para quem estiver querendo planejar a sua própria coleção de peças essenciais.

Ler ou acumular? Uma história sobre livros empoeirados

De modo geral eu consigo fugir dos esteriótipos, mas, quando o assunto é quantidade de livros parados na estante, eu sou um enorme clichê.

Literatura e livros de não-ficção sempre foram a minha praia. Entrar na faculdade de Letras e passar vários anos mergulhada em teorias, comparações, gramática & interpretação de texto foi um luxo maravilhoso que só reforçou todo o meu amor pelas palavras.

Eu adoro ler desde que me entendo por gente e, com o passar dos anos, esse amor acabou tomando as terras vizinhas, estendeu o seu domínio e eu passei a adorar comprar livros também.

Minimalismo na prática: estratégias e exemplos

Pra mim, minimalismo tem tudo a ver com autoconhecimento.

E se você acompanha esse blog por algum tempo, já deve ter visto que eu bato bastante nessa tecla. Se organizar também é um processo de se conhecer, aliás – e é por isso que na minha cabeça não tem como falar de minimalismo ou de organização sem falar de si mesmo. Mas vamos aos poucos.

Eu quis vir aqui falar com vocês sobre esse assunto por um motivo bem básico: simplificar a vida ajuda muitíssimo na nossa produtividade. E como eu quero te ajudar a ser uma pessoa cada mais eficiente e intencional, não tinha outro jeito.