Notas sobre como ter sucesso e evoluir sempre na vida

Eu não sei se você sabe, mas eu tenho uma fama de me entusiasmar bastante com os livros que eu leio e de achar que todos eles são absolutamente incríveis e maravilhosos. Vivo dando cinco estrelas e distribuindo amor e recomendações pra quase todos eles. E hoje eu vou te contar a história do melhor livro que eu já li.

Foi uma dessas coincidências inesperadas da vida que me colocou no caminho desse livro terrivelmente transformador: eu estava vendo um vídeo no Youtube, no canal de uma menina super charmosa e bacana que eu sigo faz tempo, e calhou de ser um vídeo sobre os melhores livros que essa tal moça já tinha lido.

Read More
Ideias para organizar as suas tarefas e as suas metas com o Trello

De todos os cantos e recantos dos programas ou ferramentas online de organização que eu já usei, o Trello foi um dos primeiros. Acho que fiquei sabendo dele antes mesmo de conhecer e me apaixonar pelo Todoist, na verdade. Ele é amor antigo e estava mais do que na hora de pagar os meus respeitos à essa ferramentas maravilhosa aqui no blog.

Começando do princípio, digo que eu recomendo o Trello especialmente para as pessoas que são visuais e que aprendem e fixam as coisas quando elas realmente vêem essas coisas na sua frente.

Read More
Passo a passo: como eu organizo os meus projetos, tarefas e metas do ano

Sabe quando a vida vai ficando cada vez mais complexa e complicada? Quando você não sabe bem o que quer e faz um balaio de gato tremendo com todas as opções que você encontra pela frente? Pois é.

Eu era exatamente assim com o meu sistema de organização.

Não é surpresa para ninguém que eu sempre fui o tipo de pessoa indecisa. Os exercícios de visualização do futuro e o ato de saber quais seriam as minhas metas do ano sempre foram coisas muito difíceis pra mim.

Read More
Como fazer um controle financeiro e um quadro de kanban no Airtable

Lá no início do ano eu escrevi um texto dando um guia básico e passo-a-passo sobre como usar o Airtable.

Várias pessoas gostaram, algumas pediram bis e resolvi hoje vir dar mais duas ideias diferentes, e com exemplos práticos, de como você pode usar e abusar dessa base de dados pra organizar outros aspectos da sua vida. E se você não sabe se o Airtable é de comer ou de passar na cara, tudo bem. Fear not.

A pegada do Airtable é, como eu gosto de dizer, algo que existiria se o Excel e uma base de dados tradicional tivessem um filho.

Read More
Organizando a rotina com blocos de tempo na prática

O boato na boca do povo ultimamente é que a rotina (essa coisa na qual a gente fica mergulhado de segunda à segunda, desde a hora em que acorda até o último suspiro de sono da manhã seguinte) é uma coisa super chata e inconveniente.

Confere?

Eu não sei vocês, mas eu realmente gosto da rotina.

Até entendo que ninguém gosta de ficar entediado e que fazer a mesma coisa dia após dia pode ser um atalho para isso. Mas eu realmente adoro a segurança e o apoio que a minha rotina me dá.

Read More
Como cumprir as suas metas do ano que vem agora & renovar as suas energias

O meio do ano costuma ser uma época complicada. A gente deixou a folia do carnaval pra trás, os meses mais populares e festivos passaram, não existem muitos feriados para dar uma trégua na semana e (geralmente) faz um frio do caramba. A gente não tem realmente muito o que esperar do combo maio-junho-julho-agosto.

A promessa de um novo começo junto com a excelente desculpa para comer e beber à vontade ainda estão lá no fim do horizonte, esperando dezembro e novembro chegarem. E a infeliz realidade é que a maioria de nós fica só contando tempo: esperando passarem os meses e deixando a vida correr no automático.

Read More
A missão e a história por detrás da marca do Eu Organizado: 1 ano de site

O mês de julho nunca foi uma grande coisa para mim. Eu nasci em setembro, fã de carteirinha da primavera, e esse sempre foi o meu ponto alto do ano. Adoro a época de fim de ano, a renovação que janeiro trás e todo aquele clima de uma-nova-folha-em-branco. Mas o meio do ano – especialmente o trio maio-junho-julho – sempre foi meio apagado. Até o ano passado, quer dizer.

Em 2016 nasceu um milagre: o mês de julho se tornou um dos meses mais especiais e aguardados de todo o calendário. Eu não sabia isso na época, é claro, mas aqui estou para dizer que confere: julho acabou de ganhar uma honraria altíssima.

Read More
Notas sobre como ter mais coragem e ânimo na vida

As melhores coisas da minha vida (livros, relacionamentos, experiências, lugares, etc.) são aquelas que são um pouco contraditórias. São as experiências maravilhosas e totalmente incríveis que também me ajudam a entender um outro aspecto da vida (mais duro, mais realista, menos romântico e menos fantasioso) que eu não conhecia: esses são os momentos que eu mais valorizo.

Contradição é parte intrínseca da vida. E reforçando isso – junto com uma penca de diretrizes e filosofias maravilhosas e corretíssimas – me caiu no colo o livro Brave Enough (algo como: suficientemente corajoso), da Cheryl Strayed.

Read More
Como criar metas e identificar as suas prioridades com a roda da vida

Descobrir quais são as suas prioridades verdadeiras e traçar um bom plano para tirar as suas metas do papel é um combo de habilidades bem difícil, verdade seja dita. Se você também se angustia com isso e está cansado de dar com a cabeça na parede: fica frio. Esse texto aqui vai clarear um bocado as coisas.

Eu estou para falar da roda da vida faz um bom tempo aqui no blog. Dei vários detalhes sobre ela na live que fiz no Instagram lá no mês de maio, mas eu precisava dar uma pausa na programação e tirar um tempo para realmente conversar com vocês sobre esse maravilhoso exercício. Antes de tudo: consciência.

Read More
Passos básicos para organizar e destralhar a sua vida digital

O que os olhos não vêem, o coração não sente.

Quem nunca ouviu essa frase precisa seriamente de uma aula de Ditados Populares I porque essa aí é antiga. E por mais que isso possa ser verdade para algumas coisas, é um grande perigo partir desse princípio quando o assunto é organização.

A bagunça que os seus olhos não estão vendo agora vai te dar uma rasteira lá na frente com toda a certeza. E não só isso: ela provavelmente também vai te cobrar um pedágio na forma de dinheiro gasto sem necessidade, paciência desperdiçada ou tempo perdido todo santo dia.

Read More